sexta-feira, 12 de junho de 2009

BARREIRINHAS E SEUS ENCANTOS

Você já veio ao Maranhão? Então venha.

Sabe o que você vai encontrar? Muita coisa boa.

O cenário natural destas bandas dos chamados Lençóis Maranhenses parece com aqueles mostrados nos filmes das expedições de Jacques Cousteau misturados com os da National Geographic.

Barreirinhas possui um povo que ao que tudo indica foi educado todinho em uma escola suiça-tropical, oferece ao visitante um tratamento carinhoso e uma série de passeios para serem curtidos e guardados na lembrança.

O município fica à margem do Rio Preguiças que flui calmente até o mar, distante cerca de uma hora e meia de barco (voadeira). Um dos acessos aos Lençóis é pelo rio, os outros são ou por jipões tipo safari, quatro por quatro, ou por pequenos quadriciclos.

A viagem de barco por si só já é um passeio completo, é uma travessia semelhante às realizadas nos igarapés amazônicos, com margens próximas e vegetação exuberante. De vez em quando se avistam pequenas construções cobertas de palha de palmeira buriti, abundante na região e que é manipulada pela população local com arte e maestria, mostrando suas origens e um pouco da arquitetura indígena.


Conhecer as belezas daqui começa por navegar o Rio Preguiças, por suposto, sem pressa.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial