domingo, 28 de março de 2010

VISITA À HIROSHIMA


De Osaka a Hiroshima é aproximadamente uma hora e meia de trem-bala: o Shinkansen. Este tipo de transporte já está totalmente incorporado ao dia a dia do Japão, para inúmeros destinos e com vários horários. Sistema rápido e eficiente, fácil de usar até por estrangeiros. Por falar em eficiente, até agora é uma das coisas que mais nos impressiona nesta viagem, como tudo funciona impecavelmente. Outro dia, dentro de um mercadão em um shopping não resistimos à tentação e compramos uma bandeja de morangos maravilhosos e decidimos comê-los lá mesmo. Os japas nos olhavam admirados como se estivessem vendo alienígenas de outro planeta. Como não havia cesto para lixo, deixamos para quando víssemos um. Não é que andamos quase dois quilômetros por ruas limpíssimas sem nenhuma lixeira a vista. Daí todo mundo saber por que é inviável um sindicato de lixeiros em Osaka: se fizerem greve ninguém vai notar.

Voltando ao assunto principal. Fomos visitar Hiroshima.

Um momento que emociona. A visita aos monumentos erguidos para defesa da paz.


O impressionante contato com as imagens fotográficas do antes e depois do ataque a cidade. As fotos das vítimas, os relatos dos sobreviventes, os objetos de crianças chamuscados pelo fogo. E depois a contradição entre manter a memória do sofrimento em defesa de um mundo civilizado e apagar para sempre os vestígios da insensatez dos líderes e chefes militares dos estados em guerra, que chegaram ao ápice no séc.XX e que parece nunca terminar.

A Hiroshima reconstruída, moderna e colorida é melhor resposta que poderia ser dada por seu povo e é a que se encontra lá recebendo gente de todo o Japão e do exterior, é uma atitude que faz com que saiamos de Hiroshima com emoção e esperança.

3 Comentários:

Blogger Tiago Soeiro disse...

Maneiro!

28 de março de 2010 às 13:30  
Blogger Unknown disse...

Olha só, já achei o novo blog e adorei ler as suas crônicas. Com relação ao episódio da máquina, é difícel de brasileiro entender. Mas quem sabe não podemos nos surpreender por aqui também? Beijo e continuem com sorte na empreitada.

30 de março de 2010 às 13:32  
Blogger dani disse...

Oi queridos!
A Alfonsina tá aqui comigo e adorou poder acompanhar esta viagem maravilhosa.Manda um beijão para voces.As fotos estão lindíssimas.Que coisa de louco as cerejeiras em flor.
Continuem nos mandando notícias para que possamos viajar juntos.
Bjs!!!!

4 de abril de 2010 às 13:00  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial