quinta-feira, 8 de abril de 2010

SAYONARA TÓQUIO

Quando você sai de um país com vontade de voltar é porque gostou muito. É como nos sentimos ao dizer adeus à terra do Sol nascente. O Japão é demais! Passear o tempo todo pelas ruas e avenidas, parques e caminhos, vendo as cerejeiras floridas, por si só já encanta.

Viemos para vê-las e demos a sorte de estar em Kyoto e Tóquio no apogeu da floração e nos primeiros dias ensolarados da primavera deste ano. Nestes dias os japoneses estendem lonas embaixo das árvores e passam horas comendo, bebendo, jogando cartas e principalmente curtindo o momento privilegiado de estar recebendo a energia das flores das cerejeiras. É para dar sorte e trazer felicidades. É a festa da Sakura. Parecia que toda a população de Tóquio tinha ido ao parque Ueno, como se fosse à passagem do ano em Copacabana, ambiente de muita alegria e festa. Gente à beça!

Mas o país é incrível principalmente pelos diversos modos de comportar-se de sua população. Listamos alguns:

A elegância no vestir e no tratar as pessoas. Todos muito gentis e prestativos.

Ontem à noite fomos jantar e havia um cardápio que era só para mulheres e o garçom ria para explicar que os homens tinham que pedir o outro menu que era para homens.

Diversas pessoas usam máscaras higiênicas brancas. Vimos algumas em crianças com temas infantis. A higiene pública no Japão é um dos seus pontos altos, tudo muito limpo e mesmo em ambientes de multidão eles conseguem manter um padrão elevado de limpeza.

Há banheiros de uso público espalhados por todos os lugares, em vários com toaletes para japoneses (aqueles de cócoras) e para ocidentais, (assento aquecido e bidê articulado em uma única peça). Sempre muito limpos.

A cidade de Tóquio, uma das principais cidades do mundo, ostenta uma arquitetura avançada que utiliza muitas cores e vidros. À noite dá-lhe neon, telas gigantes e luminosos piscando. A Nova Iorque do Oriente pelo jeito é aqui. Não só NY, também a Champs Elisée é aqui, com todas as grifes francesas, italianas e de todo o mundo. O Japão gente é chocante de bom!

Nem tudo é perfeito, haja cheiro de cigarro por todo o lado...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial