sexta-feira, 30 de abril de 2010

HO CHI MINH (SAIGON)– UM OUTRO VIETNÃ

Quem chega a Ho Chi Minh (antiga Saigon), vindo de Hanói, tem uma enorme surpresa, encontra uma cidade com avenidas largas, edifícios grandes e modernos e inúmeros prédios monumentais deixados pela presença francesa de mais de século na região. Inclusive, surpreende o destaque para a catedral católica logo na chegada ao centro da cidade. É um lugar com mais cara de ocidente do que de Vietnã.

Porém, tem a marca inconfundível do país, em razão do mar de motos que inunda suas ruas, de modo um pouco mais organizado do que em Hanoi, mas pouco e em número muito maior. Quando você passeia pela cidade, de mapa na mão, atrás dos endereços que você procura, e vai atravessando as ruas, você pensa será que vai dar para atravessar de volta. Mesmo depois de pegar a manha e atravessar entre as milhares de motos e algumas bicicletas e carros, às vezes a gente se sente inclinado a desistir de continuar o caminho, principalmente quando é percorrido sob temperatura de quase quarenta graus.


Mas, Ho Chi Minh é uma cidade contemporânea que reproduz o padrão atual globalizado de consumo; animada e agitada, onde se encontra de tudo. Muitos estrangeiros circulam normalmente por suas ruas, sem serem alvo de curiosidade excessiva. Gringos têm todos a mesma cara. O Vietnã mais tradicional está em Hanói, capital do país que está comemorando este ano 35 anos de sua unificação. Trata-se de área do mundo em acelerado processo de transformações econômicas e sociais.


Há pouco tempo eles estão substituindo suas bicicletas por motos, carregando sobre elas coisas que a gente nem consegue imaginar: famílias inteiras, mudanças, material de construção, comércio de bugigangas de vários tipos. Há pouco tempo eles passaram a usar roupas de grifes americanas e européias.


Por enquanto, o certo é que eles guardam ainda a simpatia e o sorriso fácil o que torna o país um destino muito procurado por viajantes de toda a parte de mundo, como nós. Além, é claro, de que é super barato para os nossos bolsos.

1 Comentários:

Blogger Tiago Soeiro disse...

Vietnam é um lugar a ser visitado! Comida boa, povo receptivo, barato e uma sociedade bem diferente.
Aproveitem!
Tiago

30 de abril de 2010 às 14:39  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial